Instinto x Arquétipo

INSTINTOS

infravermelho

(Fisiológicos: sintomas corporais, percepções instintivas etc.)

ARQUÉTIPOS

ultravioleta

(Psicológicos: ideias, concepções, sonhos, imagens, fantasias etc.)

A ligação entre instinto e arquétipo comparada ao espectro.

 

(…) Começo a correr sem me aperceber sequer do perigo, mas graças a Deus o meu corpo é mais arguto do que eu! Entretanto, em vez da ação física, eu posso ouvir uma voz, ou ter uma alucinação que me diz: Num caso, a advertência chega como uma reação física e, corre! Nun no outro, como um pensamento, o que constitui a diferença entre o instinto e o arquétipo; a voz seria uma manifestação do arquétipo e o movimento físico uma manifestação do instinto, mas na realidade são dois aspectos da mesma coisa. O comportamento físico concreto de acordo com o padrão seria instinto e as concomitantes representações internas, emoções, audições, visões, seriam as manifestações do arquétipo.

O homem possui em si alguma coisa herdada e estrutural, que o faz atuar e pensar de certo modo, sendo por isso que, às vezes, não distinguimos claramente entre instinto e arquétipo. Como esse conteúdo do inconsciente tem uma espécie de aspecto físico, e também um aspecto somático e psicológico, às vezes algo que deveria encaminhar-se através do aspecto psicológico desvia-se para o aspecto físico, ou o aspecto físico desvia-se para o psicológico; são como vasos comunicantes e, se há um bloqueio num deles, a água transborda do outro.”

 

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 101-102.

2a Palestra | Alquimia Grega

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Neurose

“NEUROSE — Estado de desunião consigo mesmo, causado pela oposição entre as necessidades instintivas e

Leia mais

Mandala

“MANDALA (sânscrito) — Círculo mágico. Na obra de C.G. Jung, símbolo do centro, da meta,

Leia mais