“Em primeiro lugar, a palavra “aurora” pode ser explicada como “aurea hora” [a hora dourada um jogo de palavras em latim], porque há certo momento bom nesta obra em que a pessoa pode alcançar seu objetivo; em segundo lugar, a aurora fica entre o dia e a noite e tem duas cores, a saber, o amarelo e o vermelho, e assim, a nossa ciência, ou alquimia, produz as cores amarela e vermelha, que estão situadas entre o preto e o branco.
Esse é o conhecimento alquímico clássico acerca do nigredo-albedo-rubedo-citrinitas, os quatro estágios da cor, e a aurora seria a ascensão da cor amarelo-vermelha, a realização do trabalho alquímico.
(…)
Sempre que a consciência tenta estabelecer-se, ela incute nas coisas uma ordem quádrupla; essa é a rede com que ela capta as coisas e lhes propícia certa ordem; e, portanto, o autor procura agora fornecer uma explicação quádrupla à aurora nascente.”
VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 323-324.
7a Palestra | Aurora Consurgens