Trabalho alquimico interno

“Um sonho que se tem à noite è sempre uma carta expedida pelo mesmo centro interior, o Self. Todo sonho é isso, e o redator da carta é sempre o mesmo, o Self, ou a coisa única, o quid.”

“(…) se você se envolver em alguma confusão exterior, pode se preocupar até certo ponto, mas então você reconhece que deve esperar para ver o que o inconsciente, ou o self, vai dizer. Assim você terá uma segunda fonte de informações. Não será mais necessário seguir sempre a sua própria voz, e isso dá ao ego uma atitude paciente e certa continuidade, pois ele espera para ouvir a fonte interior de informações por meio da qual ele lidará com a situação impossível, em vez de sair por aí roendo tudo como um rato assustado e pensando como disse Jung – certa vez – “que ele tem de colocar a carroça diante dos bois”, Desse modo, a conexão com o  self produz certa quietude e constância na personalidade.”

Portanto, antes de começar a trabalhar com substâncias químicas você deve primeiro obter a adaquada qualidade interior, pois então trabalhará com ela e o resultado de acordo com o que você é. Cada parte do trabalho que você realizar corresponderá às suas próprias qualidades. Você está em todas as coisas que faz, e essas coisas não dependem do que você faz concretamente. Você está nessas coisas.”

“Isso se assemelha muito à sabedoria oriental, quando esta afirma que o remédio certo nas mãos do homem errado produz um efeito errado, enquanto o remédio errado nas mãos do homem certo produz o efeito certo. Não se trata do que você faz, é quem faz o trabalho o que determina o que sucederá.”

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia e a Imaginação ativa: estudos integrativos sobre imagens do inconsciente, sua personificação e cura.  Ed. São Paulo: Cultrix, 2022. Pág.118-119.

3. Palestra

O Corpo como problema: Redimindo a sombra cristã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais