Antiga forma de onde vem a anima

“Isto é importante também na vida prática? Por exemplo, muitas vezes pode-se observar que a anima de um homem é um ser “antiquado”. Ela, normalmente, está ligada ao passado histórico e isto explica por que os homens que na vida consciente são inovadores, corajosos, inclinados a mudanças e reformas, tornam-se sentimentalmente conservadores tão logo caiam no humor da anima. Eles podem ser surpreendentemente sentimentais;

(…) por exemplo, um homem de negócios, rude, que não pensa por exemplo, senão em passar por cima dos outros, pode ser encontrado cantando canções infantis junto à árvore de natal, como se fosse uma pessoa que não fizesse mal a uma mosca. É que sua anima permaneceu no mundo infantil tradicional. Pode-se observar a mesma coisa na área de Eros. A crença de alguns homens nas instituições que professam é um exemplo do efeito da anima. Estas crenças e con- vicções fazem desses homens prisioneiros do passado. As mulheres, que ainda são vistas como mais conservadoras na sua vida consciente (a tal ponto que, segundo alguns, ainda estariam tomando sopa de palitinho, se o homem não tivesse inventado a colher), frequentemente têm um animus com o olho no futuro e um talento especial para mudanças efetivas; daí, poder se observar o interesse das mulheres nos movimentos de vanguarda. Na Grécia antiga, por exemplo, o culto de Dionísio foi em grande parte promovido pelas mulheres, que também foram as responsáveis por sua continuidade. Também nas primeiras comunidades cristãs a força maior foi dada pelo entusiasmo das mulheres e não dos homens.

Quando a imagem do velho Deus confina a anima ao passado, então, uma luta se desencadeia entre a nova atitude consciente e a antiga forma de onde vem a anima.”

FRANZ, Marie-Louise von. A interpretação dos contos de fadas. São Paulo: Paulus, 2022, pág.138-139.

6.As três Penas (conclusão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Espírito e instinto

“No inconsciente, espírito e instinto não são opostos. Ao contrário, frequentemente ocorre que nossas sementes

Leia mais