Vendo aquela mulher em lágrimas e ponderando a energia serena do ministro do Auxílio, tremia dentro de mim mesmo, arrependido de haver provocado aquela audiência.
— Qualquer trabalho útil me interessa,
desde que me afaste da inação.
Clarêncio fitou-me longamente,
como a identificar-me as intenções
mais íntimas.
— Já sei. VERBALMENTE pede qualquer
gênero de tarefa, MAS, NO FUNDO, SENTE FALTA dos seus clientes, do seu gabinete, da paisagem de serviço com que o Senhor honrou sua personalidade na Terra.
É preciso convir que TODA TAREFA
NA TERRA, no campo das profissões, é convite do Pai para que o homem penetre os templos divinos do trabalho. O título, para nós, é simplesmente uma ficha, mas, no mundo, costuma representar uma porta aberta a todos os disparates. Com essa ficha, o homem fica habilitado a aprender nobremente e a servir ao Senhor, no quadro de seus divinos serviços no planeta.
Como transformá-lo, de um momento para outro, em
MÉDICO DE ESPÍRITOS ENFERMOS,
quando fez questão de circunscrever observações
EXCLUSIVAMENTE À ESFERA DO CORPO FÍSICO?
Não nego sua capacidade de excelente fisiologista,
mas o campo da vida é muito extenso. Que me diz de
um botânico que alinhasse definições apenas com o exame
das cascas secas de algumas árvores?
Grande número de médicos, na Terra, prefere apenas a conclusão matemática diante dos serviços de anatomia. Concordemos que a Matemática é respeitável, mas não é a única ciência do universo. Como reconhece agora, o médico não pode estacionar em diagnósticos e terminologias. HÁ QUE PENETRAR A ALMA, SONDAR-LHE AS PROFUNDEZAS. Muitos profissionais da Medicina, no planeta, são prisioneiros das salas acadêmicas, porque a vaidade lhes roubou a chave do cárcere.
Não pode ainda ser médico em Nosso Lar, mas poderá assumir o cargo de aprendiz, oportunamente. Sua posição atual não é das melhores; entretanto, é confortadora, pelas intercessões chegadas ao Ministério do Auxílio, a seu favor.
— Minha mãe? — perguntei, inebriado de alegria.
Logo após sua vinda, pedi ao Ministério do Esclarecimento providenciasse a obtenção de suas notas, que examinei atentamente. Muita imprevidência, numerosos abusos e muita irreflexão, mas,
nos quinze anos de sua clínica, também proporcionou receituário gratuito a mais de seis mil necessitados.
Na maioria das vezes, praticou esses atos meritórios
absolutamente por troça, mas, presentemente, pode verificar que, mesmo por troça, o verdadeiro bem
espalha bênçãos em nossos caminhos.
Desses beneficiados, 15 não o esqueceram e têm enviado,
até aqui, veementes apelos a seu favor.
XAVIER, Francisco Cândido / André Luiz. Nosso Lar. 1. ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1944. Edição Kindle.
CAPÍTULO 14 | ELUCIDAÇÕES DE CLARÊNCIO