Evocação

No segundo caso, o evocador era isolado eletricamente (por suas roupas e pelo solo) e psiquicamente (por um círculo) do mundo astral, e os seres eram atraídos por meio da evocação mental auxiliada por substâncias capazes de aumentar o dinamismo dos seres evocados.

No caso, a alma evocada estava envolta por um fluido astral (envolta por um pequeno corpo etéreo, segundo os antigos) que lhe permitiu ficar visível e assim se materializar.

*Essa imagem da alma às vezes assume uin corpo etéreo, e é coberta com uma sombra que, envolvendo-se nele, às vezes dá conselhos aos amigos, outras vezes trabalha contra seus inimigos, porque as paixões, as lembranças e as sensações ficam com a alma depois que esta já está separada do corpo, AGRIPPA (século XVI).

(…)

Outro procedimento de evocação envolve a substituição da personalidade de uma pessoa treinada pela personalidade evocada.

O ocultismo sempre ensinou que há a possibilidade de entidades astrais usarem seres humanos para as suas comunicações.

A evocação de “imagens astrais”, cuja existên-cia há muito foi afirmada pelo ocultismo, acaba de ser trazida à luz experimentalmente, ao mundo secular, por meio da descoberta da psicometria.

Também se diz que o humor melancólico é tão imperioso que, por seu fogo, sua violência e sua impetuosidade, ele traz espíritos celestiais aos corpos humanos, pela presença, pelo instinto ou inspiração de que todos os antigos tanto falavam: muitos homens foram transportados e disseram várias coisas admiráveis. Então, eles dizem que a alma é impelida pelo humor melancólico e que nada a detém, e que, uma vez tendo quebrado o freio e os elos dos membros de seu corpo, ela é toda transportada na imaginação e também se torna a morada de demônios inferiores, com os quais ela frequenternente aprende comportamentos maravilhosos e artes manuais, é assim que vemos um homem forte, ignorante e muito rude, de repente se tornar um pintor habilidoso, ou um arquiteto famoso, ou un mestre habilidoso em alguma outra arte. AGRIPPA (século XVI).”

 

PAPUS.Ciência dos Magos, e suas aplicações teóricas e práticas.Ed.Ajna, 2022, Pág 100-101.

A prática

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Imagem de Deus

“O termo provém dos Pais da Igreja; segundo eles, a Imago Dei está impressa na

Leia mais

Extroversão

“EXTROVERSÃO — Atitude típica caracterizada pela concentração do interesse no objeto exterior. Seu oposto é

Leia mais