O espírito consciente

Aquele que governa todo o ser humano, o que sente, o que pensa e o que deseja, trazendo a trindade orgânica de volta à unidade da consciência, é o espírito imortal.

Os órgãos físicos especialmente atribuídos ao espírito são aqueles que constituem o sistema nervoso consciente e todas as suas estruturas.

(…) O corpo fisico fornece a ele a matéria para o sistema nervoso consciente; o corpo astral fornece a força vital que anima essa matéria; o ser psíquico fornece a força nervosa necessária para a sua ação.

(…)

*O homem é mortal em relação ao corpo; mas ele é imortal quanto á alma, aquela que constitui o homem essencial. Como imortal ele tem autoridade sobre todas as coisas, mas, com respeito à parte material e mortal de si mesmo, ele está sujeito ao destino. (POIMANDRE DE HERMES, século II, após a crítica acadêmica)

(…)

Esses vários sentidos conectam o espírito com o mundo exterior.

O espírito, por outro lado, está relacionado com o ser interior, que se manifesta a ele por um impulso sensual, passional ou intelectual.*

Nota pessoal: Arquétipo x instinto – processo cultural.

É por meio da medula espinhal (porção posterior) que as comunicações são estabelecidas entre o espírito consciente e cada um dos três centros orgânicos humanos: ventre, peito e cabeça.

A essência do espírito consiste na sua liberdade para se deixar levar pelos impulsos internos ou para resistir a eles. É nessa faculdade primordial que consiste essencialmente o chamado livre-arbítrio.”

PAPUS.Ciência dos Magos, e suas aplicações teóricas e práticas.Ed.Ajna, 2022, Pág 37-38.

O Microcosmo, ou o homem

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Arquétipo

“ARQUÉTIPO — C.G. Jung: “O conceito de arquétipo… deriva da observação reiterada de que os

Leia mais

Animus e anima

“C.G. Jung: “Desde a origem, todo homem traz em si a imagem da mulher; não

Leia mais