Opinião inconsciente do animus

“Uma estranha passividade, uma paralisação de todos os sentimentos ou uma profunda insegurança que pode levar a uma sensação de nulidade e de vazio é, às vezes, o resultado de uma opinião inconsciente do animus. No mais intimo de uma mulher murmura o animus: “Você não tem salvação. Para que lutar? Não vale a pena realizar nada. Não adianta querer fazer alguma coisa. A vida vai mudar para melhor.”

Infelizmente, cada vez que uma dessas personificações do inconsciente se apodera de nossa mente, parece que somos nós mesmos que criamos aquele tipo de pensamentos e sentimentos. O ego se identifica com eles a tal ponto que se torna incapaz de destacá-los e de reconhecê-los exatamente como são. Fica-se de fato “possuído” pelo personagem do inconsciente. Só quando esse estado de dependência cessa é que se verifica, horrorizado, que se fez e disse coisas diametralmente opostas ao que, na verdade, se pensa e sente isto é, que se foi vítima de um fator de alienação psíquica.

Tal como a anima, o animus não consiste apenas de qualidades negativas como a brutalidade, a indiferença, a tendência à conversa vazia, às ideias silenciosas, obstinadas e más. Também apresenta um lado muito positivo e valioso; pode lançar uma ponte para o self por meio da atividade criadora. O seguinte sonho de uma mulher de 45 anos ajuda-nos a ilustrar essa afirmação.

Uma personificação frequente do animus negativo nos sonhos das mulheres é a do bando de bandidos românticos, mas perigosos. Acima, um grupo ameaçador de bandidos no filme brasileiro O cangaceiro (1953), onde uma professora, mulher de espírito aventureiro, apaixona-se pelo chefe do grupo.

(…)

Qual o sentido profundo do sonho? É aquele que os espasmos de ansiedade denunciam, realmente, um perigo mortal e genuíno; mas também uma possibilidade de atividade criadora para aquela mulher.”

 

JUNG, Carl Gustav. O Homem e seus símbolos. Ed. Harper Collins, 2016, Pág 255-257.

III O processo de individuação

M.-L. Von Franz

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Introversão

“INTROVERSÃO — Atitude típica que se caracteriza por uma concentração do interesse nos conteúdos intrapsíquicos.

Leia mais

Inflação

“INFLAÇÃO — Expansão da personalidade além de seus próprios limites, pela identificação com um arquétipo

Leia mais