Os automatismos

“O semissonambulismo se caracteriza pela continuidade da consciência com aquela do estado de vigília e pelo surgimento de vários automatismos que indicam a atividade de uma subconsciência inde pendente da consciência do si-mesmo.

São os seguintes os fenômenos automáticos do nosso caso:

1. O movimento automático da mesa

2. a escrita automática

3. As alucinações

Sabemos pelas pesquisas de Chevreul, Gley, Lehmann e outros que os fenômenos motores do inconsciente são frequentes não ape nas em histéricos ou em outras pessoas com disposição patológica, mas que podem ser provocados com relativa facilidade também em pessoas sadias que nunca apresentaram automatismos espontâneos”, Pessoalmente fiz várias experiências neste sentido e posso confirmar esta observação. Na grande maioria das pessoas é apenas uma questão de paciência, necessitando-se eventualmente de uma hora de espera silenciosa. Quando não se imiscui uma contrassugestão que venha perturbar, pode-se conseguir na maioria das pessoas experimentais os automatismos motores em grau maior ou menor. Numa porcentagem relativamente baixa, os fenômenos se apresentam espontaneamente, mas sempre sob influência da sugestão ver bal ou de uma autossugestão de tempos passados. Em nosso caso, sujeito estava fortemente afetado pela sugestão. Em geral, a disposição do paciente está sujeita às mesmas leís que se aplicam à hipótese normal.”

JUNG, C.G. Estudos Psiquiatricos. OC, vol.1. Petrópolis: Vozes. 2013.

Paragráfo 79-82

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais