Trechos de uma carta a um jovem erudito

“(…) … Defini-me como sendo um empirista, pois é preciso fazer parte de algo conveniente. Acusam-me muitas vezes, dizendo que sou um mau filósofo e, evidentemente, não me agrada ser qualquer coisa de medíocre. Como empirista, pelo menos cumpri minha tarefa. O epitáfio de um bom sapateiro — e que se considera como tal — não poderá qualificá-lo de mau chapeleiro pelo fato de, uma vez na vida, ter confeccionado um chapéu malfeito. (…)

A linguagem com que me exprimo deve ser equívoca, isto é, de duplo sentido, se quiser levar em conta a natureza da psique e seu duplo aspecto. É conscientemente e com deliberação que procuro a expressão de duplo sentido: para corresponder à natureza do ser, ela é preferível à expressão unívoca. Minhas predisposições naturais me levariam a ser muito claro. Isto não é difícil, mas iria de encontro à verdade. (…) A expressão unívoca só tem sentido quando se trata de constatar fatos e não quando se trata de interpretação, pois o “sentido” não é uma tautologia, mas inclui em si sempre mais do que o objeto concreto do enunciado. (…)

Não nego absolutamente que outros possam ser mais sábios que eu. Não sei, por exemplo, de que modo Deus, separado da experiência humana, poderia ser apreendido e vivenciado. Se não fizer tal experiência como poderia afirmar que Ele existe? Minha experiência, no entanto, é limitada e restrita e, consequentemente, aquilo que ela revela permanece restrito e dentro da escala humana, apesar do pressentimento esmagador do incomensurável, o que aparece com evidência quando se tenta exprimi-lo. Tratando-se de experiência, nada escapa à ambiguidade da psique. A maior experiência é ao mesmo tempo a menor de todas e a mais limitada;

O espaço da alma é imensamente grande e pleno de realidade viva. Sobre suas fronteiras paira o mistério da matéria e do espírito; ou, ainda, o dos sentidos. Eis o que constitui para mim os limites dentro dos quais posso formular minha experiência…”

 

JUNG, Carl Gustav. Memórias, sonhos, reflexões. Ed. Nova Fronteira, 2019, Local Kindle 6694-6176.

Trechos de uma carta a um jovem erudito

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Imagem de Deus

“O termo provém dos Pais da Igreja; segundo eles, a Imago Dei está impressa na

Leia mais

Extroversão

“EXTROVERSÃO — Atitude típica caracterizada pela concentração do interesse no objeto exterior. Seu oposto é

Leia mais