Sincronicidade

“O excesso de preocupação com a separatio constela seu oposto, a coniunctio, e Mercurius passa de Logos-Cortador a Eros-Cola.

Outro aspecto da separatio é veiculado pelo termo “extractio“. A extração é um caso particular de separação. Ruland diz: “A extração é a separação entre a parte essencial e seu corpo.” Uma vívida descrição da extractio é apresentada na seguinte receita: “Vai às águas do Nilo e ali encontrarás uma pedra que tem um espírito (pneuma). Toma-a, divide-a, transpassa-a e retira-lhe o coração; porque sua alma (psyche) está no coração. ”

(…)

(…) Moisés tirando água da pedra.

Esses textos que falam da extração do espírito, de água e de óleo de uma pedra expressam eventos miraculosos e paradoxais, razão pela qual se referem ao Si-mesmo. O agente miraculoso é a Pedra Filosofal, identificada pelas associações bíblicas com lahweh. Quando os fatos pétreos do mundo produzem significado vivo (tal como ocorre nos eventos de sincronicidade), vislumbramos o alvo da opus. Para que isso aconteça, é preciso extrair o espírito, o significado e a libido da matéria isto é, dos objetos concretos pelos quais ansiamos.

* Nota pessoal: !!!

 

EDINGER, Edward F. Anatomia da Psique. O Simbolismo Alquímico na Psicoterapia, Ed. Cultrix 2006, Pág.215-216.

Capítulo 7 Separatio

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Consciência

“CONSCIÊNCIA — C.G. Jung: “Quando indagamos qual poderá ser a natureza da consciência, o fato

Leia mais

Associação

“ASSOCIAÇÃO — Encadeamento de ideias, de percepções etc., segundo a semelhança, a conexão e a

Leia mais