Aquisição gradual da consciência coletiva

“Como professora, lutei frequentemente com as crianças, implorando-lhes que escrevessem o que pensavam e não o que lhes fora dito, e percebi que as crianças têm grande dificuldade em fazê-lo porque essa é a função da escola, a tendência do desenvolvimento desses anos: a aquisição gradual da consciência coletiva. A assimilação da consciência coletiva é, de fato, a função da escola e, portanto, a originalidade da consciência individual declina geralmente e, aos 20 anos, as pessoas já são um depósito de conhecimentos coletivos. Se perguntarmos a opinião delas a respeito de qualquer coisa, limitam-se a repetir o que seus pais ou amigos dizem, ou o que leram no jornal, e temos a maior dificuldade em fazê-las voltar a uma reação pessoal e consciente que se caracterize por sua singularidade.”

 

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 239-240.

5a Palestra | Alquimia Arábica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais