Impulso ambicioso

“A introjeção de uma fantasia que diz respeito à ambição apresentar-se-ia assim: alguém, de situação humilde, tem um impulso ambicioso megalomaníaco, desejando ser o maioral. Se procurarmos descobrir aonde essa pessoa quer chegar, constataremos em geral que, como no caso do impulso sexual, a ambição está sujeita ao objetivo do Eu. Esse homem poderá dizer que queria uma posição de autoridade a fim de realizar seus ideais ou melhorar o mundo; seu desejo não se baseia em egoismo ou vaidade. Ele quer realizar algo e, normalmente, torna-se evidente que há um ideal muito elevado por trás da ambição. Mas às vezes, com a ambição a pessoa terá um sentimento encoberto de ser alguém muito especial; secretamente, ela sente que deveria ser objeto do reconhecimento geral e isso se mistura com a ambição.

O desejo de ser alguém especial manifesta-se realmente pelo palpite ou pela intuição de individuação; há uma ideia vaga de ser um indivíduo singular e, sem a percepção dessa singularidade, é impossível individuar. ”

 

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 218-219.

5a Palestra | Alquimia Arábica

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

V.I.T.R.I.O.L.

V.I.T.R.I.O.L. VISITA INTERIORA TERRA RETIFICANDO INVENIES OCCULTUM LAPIDEM   Para aqueles que buscam os segredos

Leia mais

Os números

“(…) Em outras palavras, números não são conceitos conscientes inventados pelo homem com o propósito

Leia mais