Verdadeira busca

Sei que não faz sentido desejar conhecer mais a respeito do inconsciente coletivo do que obtemos através dos sonhos e da intuição. Quanto mais o conhecemos, maior e mais pesada se torna nossa carga moral, porque os conteúdos inconscientes são transformados em nossas tarefas e responsabilidades individuais tão logo comecem a se tornar conscientes.

Você quer aumentar a solidão e o desentendimento? Você quer encontrar um número cada vez maior de complicações e crescentes responsabilidades? Você obtém o suficiente.

Se alguma vez eu pudesse dizer que fiz tudo o que sei que tinha que fazer, talvez eu percebesse uma necessidade legítima de tomar mescalina. Mas, se eu a tomasse agora, não estaria certo de não tê-la tomado por mera curiosidade… Este não é de modo nenhum o ponto, saber a respeito da consciência, e tampouco a história termina aqui; pelo contrário, é como e onde começamos a verdadeira busca.”


FRANZ
, Marie-Louise von. Psicoterapia.São Paulo: Paulus, 2021, pág. 358.

As drogas na visão de C. G. Jung

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

A Projeção

Definição de projeção A psicologia profunda de Sigmund Freud e a de C. G. Jung

Leia mais