Invulnerabilidade ao fogo

“A imagem da invulnerabilidade ao fogo indica uma imunidade à identificação com o afeto. A experiência da psique arquetípica tem esse efeito,graças ao fato de ampliar e aprofundar a consciência do ego. Há então menores probabilidades de identificação com as reações emocionais pessoais ou dos outros. Em contraste com isso, um ego fraco é sobremodo vulnerável ao ser consumido pelo encontro com um afeto intenso. 

O fogo da calcinatio é um fogo purgador, embranquecedor. Atua sobre a matéria negra, a nigredo, tornando-a branca. Diz Basil Valentine: “Deves saber que isso (a calcinatio) é o único meio correto e legítimo de purificar nossa substância. ” Isso a vincula ao simbolismo do purgatório. A doutrina do purgatório é a versão teológica da calcinatio projetada na vida depois da morte.

 

EDINGER, Edward F. Anatomia da Psique. O Simbolismo Alquímico na Psicoterapia, Ed. Cultrix 2006, Pág.44-45.

Capítulo 2 Calcinatio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais