Consciência da importância do Self

A unicidade e a totalidade da personalidade existem potencialmente por trás do complexo do ego; é seu pai. Mas, à medida que compreendemos o Self graças a um esforço consciente, con-centrando-nos em nossos sonhos, ele se torna parte de nossa personalidade consciente; nessa forma, é como uma criança inte-rior que agora, como uma salamandra, alimenta-se no fogo das emoções, e cresce. Isso significaria que a consciência da importância do Self e de suas atividades aumenta cada vez mais. Dizer que o Self atrai vida do fogo equivaleria a dizer que ele atrai mais e mais libido.”

O Dr. Jung frequentemente dizia que uma das coisas importantes a se observar quando se analisa uma pessoa, é descobrir quanto de sua personalidade está escutando. Algumas pessoas cooperam bastante na análise com os seus egos, trazem seu material e fazem bastante esforço. Mas outras partes da personalidade não escutam, e continuam a agir de forma completamente autônoma, como se nunca tivessem ouvido falar de psicologia.

O problema é incluir todas essas partes no processo, e isso pode tomar muito tempo.”

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia e a Imaginação ativa: estudos integrativos sobre imagens do inconsciente, sua personificação e cura.  Ed. São Paulo: Cultrix, 2022. Pág.90-91.

3. Palestra

O Corpo como problema: Redimindo a sombra cristã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais