Criptomnésia

“Nossa psique não é tão rica que possa construir rudo novo. A natureza também não procede assim. Pode-se ver nas prisões, hospitais e hospícios quanto custa à natureza dar um pas so à frente; ela constrói penosamente sobre o que já existe.”

“Na constituição da faculdade da memória, a natureza não se fixou exclusivamente na possibilidade da recordação direta ou indireta; deu também ao pródigo em ideias súbitas a criptomnésia.”

“A palavra criptomnésia provém da literatura científica francesa. Sobretudo o psicólogo genebrino Flournoy deu valiosas contribui ções casuísticas para o conhecimento desse fenômenos. Criptomnésia significa “recordações não reconhecidas como tais”.”

“Esses processos psíquicos onde uma força automática e criativa faz com que traços perdidos da memória reapareçam em fragmentos maiores, com fidelidade fotográfica, a ciência os denomina criptomnésia.”

JUNG, C.G. Estudos Psiquiatricos. OC, vol.1. Petrópolis: Vozes. 2013. Pág 114.

Páragrafo 179-185

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais