Três reinos: mineral, vegetal e animal

Resumindo: a Terra sustenta, a água e o ar animam, o fogo solar move, criando todas as forças fisicas, e a fatalidade governa a marcha de todas essas forças e de todos os seres, isso é o que aprendemos ao observarmos de perto esse lugar da Terra. E isso é tudo?

Não. Todas essas forças, todos esses elementos fluem através de três reinos, os minerais que são lentamente decompostos pelas raízes dos vegetais, que os assimilam e os transformam em substância vegetal, que os raios solares vêm carregar de princípios dinâmicos, e que o ar vem animar.

Os animais, por sua vez, tomam a substância vegetal, que digerem e transformam em substância animal. E a vida universal, idêntica para todos os seres, círcula por todos os reinos, animando tanto a folha da grama quanto o cérebro do grande quadrúmano.

Os três reinos constituem o corpo material de cada um dos continentes do nosso planeta, e cada um desses três reinos se manifesta num centro” particular do organismo terrestre. O reino mineral é a espinha dorsal, o centro de digestão e de excreção; já o reino vegetal é o centro anímico digestor do mineral e que purifica constantemente o ar, tão essencial para todos os seres; finalmente, o reino animal é o centro intelectual, que evolui do instinto para a inteligência e, por meio de uma dolorosa ascensão, chega à consciência.

O que sustenta todos os princípios em ação no planeta é a Terra, com a sua tripla evolução: mineral, vegetal e animal.”

PAPUS.Ciência dos Magos, e suas aplicações teóricas e práticas.Ed.Ajna, 2022, Pág 46-47.

O Macrocosmo, ou a natureza

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Arquétipo

“ARQUÉTIPO — C.G. Jung: “O conceito de arquétipo… deriva da observação reiterada de que os

Leia mais

Animus e anima

“C.G. Jung: “Desde a origem, todo homem traz em si a imagem da mulher; não

Leia mais