Religare ou religere?

“PERGUNTA: A palavra religião deriva de religare ou religere?

DRA. VON FRANZ: Há uma discussão etimológica sobre se a palavra religio deriva de religare ou de religere. Naturalmente, ambas têm a mesma raiz: legere, “escolher”, “eleger”, “juntar”, “apanhar” etc. Originalmente, referia-se a apanhar ou colher madeira, mas legere, “ler”, tem outra conexão: a pessoa “escolhe” ou “reúne” as letras, uma a uma; é assim que as pessoas começam a ler e que as crianças ainda hoje aprendem a ler.

Religare foi aceito como a interpretação oficial na época de Santo Agostinho, com a reflexão teológica de que significa “ligar”, ligar de novo uma pessoa a Deus. Santo Agostinho disse que o homem foi desligado de Deus pelo pecado original e que a tarefa da religião era voltar a ligá-lo. Essa, obviamente, não é uma interpretação científica, mas é muito interessante e uma boa reflexão a respeito da ideia cristă de religião. Etimologistas modernos pensam que, provavelmente, religio deriva da palavra religere, o que significaria “consideração cuidadosa”, sobre o que dei ampliações como, por exemplo, atenção pronta aos fatores irracionais, mas elas não estão na própria palavra, que significa simplesmente, como dissemos, reflexão cuidadosa. O prefixo re indica “para trás”, de modo que o vocábulo significa que uma pessoa olha para trás a fim de verificar se o que está atrás também está vindo ou se aproximando, ou se isso é duvidoso. Temos sempre de nos mostrar vigilantes e apurar o que as outras forças têm a dizer sobre nossa vida.

PERGUNTA: Poderíamos dizer que isso é apenas superstição?

DRA. VON FRANZ: Não! Superstição seria a mecanização dessa atitude.

(…) se a consideração cuidadosa dos sinais acabar sendo codificada, então entra em cena a superstição. ”

 

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 165-166.

4a Palestra | Alquimia Grego-arábica

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Individuação

“INDIVIDUAÇÃO — C.G. Jung: “Uso a palavra ‘individuação’ para designar um processo através do qual

Leia mais

Inconsciente

“INCONSCIENTE (O) — C.G. Jung: “Teoricamente é impossível fixar limites no campo da consciência, uma

Leia mais