Simbolismo transmitido pela tradição

“Para o dr. Jung não se tratava de um problema teórico, mas de um paralelo flagrante com o material com que ele estava lidando diariamente.

(…)

2. Águia como símbolo do espírito, com que, segundo Jung, os alquimistas queriam significar “todas as faculdades mentais superiores, como a razão, a compreensão intuitiva da natureza íntima das coisas e a discriminação moral”.

(…) É isso o que acontece a experiências originais que são transmitidas a gerações seguintes, pois é feita uma seleção e o que se ajusta ou coincide com o que já é conhecido passa adiante, ao passo que outros detalhes tendem a ser abandonados, porque parecem estranhos e não se sabe como lidar com eles.

Parece, portanto, que o simbolismo transmitido pela tradição é, em certa medida, racionalizado e expurgado das grosserias do inconsciente, os pequenos e esquisitos detalhes que o inconsciente lhe junta, por vezes contradições e obscenidades.

(…) mesmo quando um sonho cruza o limiar da consciência, esta, ao relatá-lo, dá-lhe alguns retoques, corrige-o e torna-o um pouco mais compreensível.”

 

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 24-27.

1a Palestra | Introdução

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Sonho

“SONHO — C.G. Jung: “O sonho é uma porta estreita, dissimulada naquilo que a alma

Leia mais