Experiências iniciáticas

“(…) de acordo com reflexões antropológicas pode-se admitir que a humanidade viveu originalmente em pequenos grupos tribais de cerca de vinte a trinta pessoas, entre as quais havia normalmente dois ou três introvertidos superdotados que tinham experiências interiores pessoais e eram os guias espirituais, enquanto os vigorosos caçadores ou combatentes eram os guias terrenos. Nesse caso, há material sobre as experiências interiores imediatas e a escassa tradição.

(…) há ainda os fenômenos de encontro imediato de indivíduos com o inconsciente nas experiências organizadas de iniciação de certos povos. Por exemplo, em muitas tribos de índios norte-americanos, parte da iniciação de um jovem feiticeiro consiste em ir para o pico de uma montanha, ou para um deserto, depois de jejuar e às vezes também de ingerir drogas, e aí aguardar uma visão ou alucinação ou experiência, que depois relatará ao seu Mestre, seu Iniciador.

(…) Naturalmente, em todos os sistemas religiosos existem seitas que tendem a revivificar experiências imediatas. Sempre que uma religião parece estar excessivamente codificada, forma-se normalmente uma seita compensatória para revivificar experiências individuais, e isso explica tantas cisões.”

 

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 30-32.

1a Palestra | Introdução

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

V.I.T.R.I.O.L.

V.I.T.R.I.O.L. VISITA INTERIORA TERRA RETIFICANDO INVENIES OCCULTUM LAPIDEM   Para aqueles que buscam os segredos

Leia mais

Os números

“(…) Em outras palavras, números não são conceitos conscientes inventados pelo homem com o propósito

Leia mais