O aspecto feminino da Divindade

“O feminino reapareceu na posterior fantasia gnóstica da Sabedoria de Deus, mas apenas um sublime aspecto divino dessa deusa aparece na Bíblia e o aspecto feminino da Divindade não está propriamente representado na tradição judeu-cristã. Há algumas alusões obscuras a uma escura e caótica massa materna subjacente, que é idêntica à matéria, e uma sublime figura feminina, que é a Sabedoria de Deus; mas até ela foi eliminada no cristianismo, já que Deus foi declarado idêntico ao Espírito Santo ou à alma de Cristo, enquanto se supunha que a matéria fosse governada pelo demônio.

Essa pronunciada ausência de uma personificação feminina do inconsciente foi compensada, portanto, pelo materialismo radical que se apoderou gradualmente e passou a dominar a tradição cristã.”

 

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 349.

8a Palestra | Aurora Consurgens

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Arquétipo

“ARQUÉTIPO — C.G. Jung: “O conceito de arquétipo… deriva da observação reiterada de que os

Leia mais

Animus e anima

“C.G. Jung: “Desde a origem, todo homem traz em si a imagem da mulher; não

Leia mais