Tornar-se consciente

A Reunião da Alma e do Corpo”, por William Blake. A fase alquímica de reanimação do corpo (após a separatio, diferenciando espírito e matéria) corresponde ao objetivo psicológico de “espontaneidade consciente”, isto é, participar conscientemente no fluxo da vida, mas sem analisar tudo.

Assinale-se a menção repetida do número sete. Antes tinhamos as sete estrelas e agora temos os setenta anos do cativeiro da Babilonia etc. Isso se relaciona com o fato de que o sete, do ponto de vista do simbolismo numérico, era considerado o número da evolução, porque os sete planetas-os cinco planetas conhecidos mais o sol e a lua – são os constituintes da totalidade de cada ser humano representada no horóscopo. A ideia é a de que existem sete dias na semana e depois o ciclo recomeça – há sempre a ideia de que sete se relaciona com um processo de lenta evolução no tempo.

(…) como diz to dr. Jung, a pessoa não resolve conflitos: ela os deixa para trás ao evoluir. Portanto, sair de um problema significa uma evolução, demorada ou breve.

A flor alquímica de sete pétalas, simbolizando os sete planetas e as sete fases da transformação, relaciona-se psicologicamente com a “evolução no tempo”, o lento processo de tornar-se consciente.”

 

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 383-385.

8a Palestra | Aurora Consurgens

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

V.I.T.R.I.O.L.

V.I.T.R.I.O.L. VISITA INTERIORA TERRA RETIFICANDO INVENIES OCCULTUM LAPIDEM   Para aqueles que buscam os segredos

Leia mais

Os números

“(…) Em outras palavras, números não são conceitos conscientes inventados pelo homem com o propósito

Leia mais