A Temperança

“Correspondência Astrológica: Sagitário.

(…) é uma das virtudes cardeais, juntamente da Fortitude carta da Força -e da Prudência – Eremita ou Enforcado. Como virtude, a Temperança fala de calma e equilíbrio, combinando diferentes energias, caminhando no meio do caminho. Tudo muito interessante, mas não tão emocionante. O número catorze reduz-se a cinco (1+4=5), o Hierofante, enquanto o quatro em catorze lembra-nos o Imperador, o que nos dá três das minhas cartas menos favoritas em um único pacote.

(…)o anjo é apresentado com um pé na terra e outro na água, sugerindo uma mistura de vida interior e contemplativa com ação algo que muitas vezes preocupa os escritores.(…) ação destituída de ego.

De forma simples e direta: trata-se de um gesto impossível de ser realizado. A água não vai cair em nenhum ângulo diferente da direção do solo. A carta, porém, nos mostra uma figura que calma e graciosamente faz o impossível nesse quesito (…) o Louco comunica.

“Aquele que hesita está perdido” enquanto a Temperança nos aconselha a Pensar bem antes de pular” possam se unir. A partir dessa oposição, podemos dizer que a Temperança nos mostra como agir magicamente enquanto parece não estar fazendo nada.

As asas do anjo são muito grandes, muito poderosas, não podendo ser contidas pelos limites da imagem. Isso dá a essa figura uma vibração que desmente sua aparente calma.

Você verá na rúnica, acima do triângulo, as quatro letras hebraicas do tetragrama perfeitamente trabalhadas na costura veja a seção da Roda da Fortuna e dos Arcanos Menores para saber mais sobre essas letras. Abaixo delas, há o triângulo dourado inserido em um quadrado branco – o fogo do espírito dentro da matéria terrena purificada.

A carta 7-0 Carro-representava uma vitória sobre os desafios externos da vida. A carta 14 por sua vez, nos mostra uma vitória sobre o ego e seu insistente e terrível apego às estruturas externas, às coisas as quais nos aferramos reforçando nosso medo da Morte, aquilo que nos impede de descobrir que, se abandonarmos o medo, também podemos nos tornar “como Deus.

(…)

O Espírito Solar: Iniciativa. No mundo di vino, o movimento perpétuo da vida; no mundo intelectual, a combinação de ideias que criam a moralidade, no mundo fisico, a combinação de forças naturais.

(…) Temperança. Combinação.

(…) Sangue novo, combinação, mistura.

Temperança. Economia doméstica, moderação, frugalidade, gestão, acomodação. 

A ideia de combinar qualidades vem em parte da imagem da água sendo panada de um recipiente a outro. Nada é derramado ou desperdiçado.

Um antigo significado da palavra temperança envolve misturar água com vinho para diminuir o teor alcoólico. Dele, temos a ideia moderna de temperança como abstenção. No final do século XIX, a União das Mulheres da Temperança Crista (Women’s Christian Temperance Union) lutou contra o mal do alcoolismo, ás vezes entrando em bares com machados para quebrar as garrafas e barris.

A ciência medieval ensinava que o corpo continha “humores” ou “tempe- ramentos. Uma pessoa saudável os equilibrava, deixando a energia fluir entre eles.

A deusa fris segura a taça das águas da morte. O Graal, símbolo da vida restaurada, é também uma taça. Assim, podemos ver os dois cálices da Temperança como vida e morte.

Nessa carta, encontramos nosso eu angelical, a essência que transcende os limites da vida comum, nossa porção que é “semelhante a Deus”.

Talvez sua própria beleza espiritual os seduza, mais do que a qualquer outra pessoa. Aqueles que estão em níveis mais altos, sofrem quedas mais monu mentais.

(…) a Temperança versa sobre esse meio-termo de calma e equilíbrio.(…)Ela nos diz para nos mantermos em paz em meio a tais turbulencias.

A Temperança combina energias. (…) Ela pode também comunicar que a resolução para algum problema antigo está na combinação de diversas abordagens, talentos ou ideias vindas de diferentes pessoas ou lugares.

Ás vezes, a Temperança invertida se torna uma recomendação, pois al- gumas situações exigem reações extremas, da mesma forma que um pai pode correr uma série de riscos para proteger um filho.

1. Situação atual

2. Situação alternativa

3. Possivel meio-termo

4. Abordagem necessária

5. Como deixar a energia fluir

6. Que compromisso é necessário”

POLLACK, Rachel.Bíblia Clássica do Tarot, Darkside, 2023, Pág.207-214.

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Sombra

“SOMBRA — A parte inferior da personalidade. Soma de todos os elementos psíquicos pessoais e

Leia mais

Sincronicidade

“SINCRONICIDADE — Termo criado por Jung, que exprime uma coincidência significativa ou uma correspondência: a)

Leia mais