1) Analise a figura e seus elementos.
II) Examine a posição que esses elementos ocupam na figura no que se refere à relação deles entre si.
III) Descubra que tipo de conhecimento pode ser mais estreitamente associado ao pentáculo.
-A cruz exprime a oposição de forças, duas a duas, para dar origem à quinta-essência. É a imagem do efeito do ativo sobre o passivo, do espírito sobre a matéria.
Naturalmente, a cabeça domina o corpo, o espírito domina a matéria; quando os feiticeiros querem exprimir suas ideias em um pentáculo, formulam suas maldções destruindo a harmonia da figura e pondo a cruz de cabeça para baixo. Por ese meio, comunicam as seguintes ideias:
-A Matéria domina o Espirito;
-O Mal è superior ao Bem;
-As Trevas são preferiveis à Luz;
O homem deve ser guiado apenas por seus instintos inferiores e fazer tudo para destruir sua inteligência etc.
Sabemos que a cruz exprime essas ideias porque é formada por uma barra vertical (imagem do ativo) e uma barra horizontal (imagem do passivo), com todas as analogias associadas a esses termos.
-O quadrado exprime a oposição das forças ativas e passivas a fim de produzir equilíbrio, por isso, é a imagem caracteristica das formas.
-O triângulo exprime diferentes ideias, dependendo da posição do vértice.
(…) imagem do número 2 e do antagonismo, e essas linhas se perderiam no infinito se não fossem encontra das por uma terceira, que as liga e as devolve à Unidade, produzindo a primeira figura fechada.
-O triângulo com a ponta para cima representa tudo que sobe.
É, caracteristicamente, o simbolo do fogo, do calor.
-O triângulo com a ponta para baixo representa tudo que desce.
É, caracteristicamente, o símbolo da água, do úmido.
É a água supraceleste ou matéria metafisica do mundo, originária do espírito prototípico; a mãe de todas as coisas, que produz o quaternário a partir do binário.
Todos esses movimentos são descendentes e, por isso, individualizam a matéria particular e os corpos de todas as coisas, dando-lhes existência.
-A União dos dois triângulos representa a combinação de calor e umidade, Sol e Lua, o princípio de toda criação, a circulação da VIDA do céu à Terra e da Terra ao céu, a “evolução” dos hindus.
Essa figura, conhecida como SELO de SALOMÃO, representa o Universo e seus dois ternários: DEUS e NATUREZA; é a imagem do macrocosmo.”
PAPUS.Tratado elementar de ciências ocultas, Ed. Pensamento, 2022, Pág. 125-127.
Capítulo 6