O mais antigo tarô francês

“Provavelmente o tarô chegou à França passando por Lyon, que adaptou os jogos italianos. Em seguida, prosperou a partir de Lyon. Paris e Rouen, onde haviam sido implantadas as principais manufaturas de cartas do reino.”

Vale notar que em Marselha ainda não havia nenhum fabricante de cartas. Foi preciso esperar até 1634 para citar o mais antigo fabricante de cartas marselhês: Jean Pradines. Além disso, sabemos que em 1642 os fabricantes
de cartas de Lyon se queixavam que os de Marselha falsificavam seus produtos. Isso confirma o seguinte fato: o Tarô “de Marselha”, na forma que o conhecemos, não foi criado em Marselha.”

NADOLNY, Isabelle. História do TarôUm estudo completo sobre suas origens, iconografia e simbolismo. Ed. Pensamento, 2022, pág. 100.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais