“Correspondência Astrológica: Sol.
O casal terá filhos! Um menino e uma menina estão juntos, tendo sido concebidos na torre e nascidos no deserto, no exílio (…) a descoberta do príncipe forma a imagem clássica da carta do Sol de Marselha.
Para Waite, a cavalo representava o lado animal da nossa natureza que está em comple ta harmonia” com o espírito. A imagem que se afasta de um muro de pedra também dá uma sensação de libertação, um tema que muitas vezes encon tramos no baralho Rider.
(…) vimos imagens de separação, de masculino e de feminino, do claro e do escuro. Isso começa ainda na Sacerdotisa, ou até antes, se pensarmos na inocente androginia do Louco, separada das noções mais fixas de masculino e feminino que vemos no Mago e na Sacerdotisa. No Diabo, a separação parece chegar ao seu limite e tornar-se uma cadeia de li mitações, de aprisionamentos. A Torre explode essa ideia e as águas da libertação jorram na Estrela. Precisamos voltar às nossas vidas diárias, viajando pela dualidade das sombras projetadas pela carta da Lua até chegarmos ao Sol da límpida consciência. com suas torres, cão e lobo.
(…) em Julgamento, os mesmos amadureceram vemos um bebé entre eles. O infante está de costas para nós, pois represen algo novo e desconhecido, até mesmo para si mesmo. Por fim, na carta do Mundo, temos uma única figura, muitas vezes descrita como hermafrodica, infante encara enquanto dança no espaço cósmico.
Na tradição oculta, o amarelo é também a cor associada à mente – claro, como a cor do próprio sol.
Dom. Plena luz, felicidade intelectual e material, terrena, mas não alcançada individualmente.
(…)
Quando o sol brilha, o mundo está feliz. Isso faz sentido, não faz? Vocé não se sente melhor quando o sol reluz no céu de um dia claro? Em paises desérticos, o sol pode trazer secura e até morte. Mas nos climas do significa verão, colheitas florescentes, prazer. norte, ele
E também clareza. Embora a lista não mostre esse conceito, ele se tornou parte dos significados modernos do Sol e de outras coisas que aprendemos de nossas próprias vidas. “Coloque luz sobre o assunto”, dizemos, e “tudo ficará claro como o dia”. O que parece estranho na luz tênue e reflexiva da Lua torna-se simples e direto no Sol. No sistema idealizado pela Golden Dawn, a letra hebraica para esta carta, Resh, significa “cabeça”, e a tradição a considera a frente da cabeça, centro do córtex cerebral, cuja principal função é a razão.
A quinta tríade consiste nas cartas do Hierofante, do Enforcado e do Sol. No primeiro nível, precisamos de ensinamentos e tradição para nos guiar. Aqui, no terceiro nível do Sol, experimentamos luz direta e beleza, como crianças alegres. No meio vem a rendição e a reversão do Enforcado. Na versão Rider, a auréola ao redor do rosto do Enforcado brilha na carta abaixo dele – ou podemos dizer que a luz do Sol brilha no rosto do Enforcado.
Nas leituras, a carta do Sol traz felicidade. Mostra um momento alegre, simples e gratificante. A simplicidade é uma de suas características e, embora os significados tradicionais incluam prosperidade, isso não indica grandes riquezas e sim aproveitar a vida sem preocupações.
O Sol também pode significar clareza, especialmente quando algo está confuso. Se alguma verdade foi ocultada ou mentiras foram contadas, a carta pode sinalizar que assuntos ocultos vém à luz.
No simbolismo do tarot, lunar significa interior, reflexivo e silencioso, enquanto solar significa exterior, brilhante e exuberante.
Quando o Sol vem invertido, penso na expressão de Waite, “o mesmo em tmenor grau”. ”
POLLACK, Rachel.Bíblia Clássica do Tarot, Darkside, 2023, Pág.267-273.