Trunfos e cartas menores – Paus

“O Louco (0), e O Mundo (21) – com ambos contendo a totalidade da experiência (…)

Paus

Elemento: Fogo, energia masculina básica, yang.

“Arma” Mágica A varinha do Mago

Hermes, deus da magia, da energia criativa masculina, guía das almas e trapaceiro.

Paus são ativos, de mente forte, corajosa, otimista, enérgica e aventureira. (…) pessoas de assumir responsabilidade em demasia ou ter expectativas irreais (…)Espadas permitem que a energia de Paus pense nas coisas com mais cuidado, enquanto Ouros podem torná-los mais práticos.

Ás de Paus

O Ás é a carta primária, a mais pura das dez cartas numeradas.

As folhas que caem do bastão na versão Rider têm a forma de Yods, a primeira letra do Nome sagrado, Yod-Heh-Vav-Heh, e também a primeira de Yeshua, a palavra hebraica para Jesus. O As de Paus é a dádiva da própria vida.

É a monada, indiferenciada (…)

LEITURAS: Energia, vida, saúde, coragem, vigor, sim plicidade, entusiasmo, o começo de algo excitante.

Dois de Paus

Com dois, temos a possibilidade de espelhamento, de energia separada para permitir que algo surja. (…)O fogo não gosta de ser contido, pois assim se extinguiria. Ele precisa de novas experiências ou fomen- tos para sustentá-lo.

LEITURAS: Escolha (…) Busca da sabedoria inerente à energia do fogo.

Três de Paus

(…) “compreensão”, (…) compreen der o fogo – encontrar significado nele, perceber como usá-lo.(…) o fogo a energia vital.

Binah também é a Grande Mãe, a deusa de quem o mundo se origina. O que pode ser a mãe do fogo? (…)A ideia pitagorica enfatiza a energia renovada, a unidade restaurada no mundo criativo.

Minha leitura geral do número três aponta para atividades em grupo, ou em família, mas possivelmente em uniões triangulares, Assim, o Très de Paus pode in dicar pessoas compartilhando atividades criativas.

LEITURAS – Energia manifestada, chegando a uma com preensão do que a energia criativa tem significado em sua vida.

Quatro de Paus

(…) o número quatro significa estrutura, matéria e estabilidade do mundo físico.

(…) um caramanchão ou pergolado simples feito de te quatro postes e um dossel de flores. Aqui, o fogo tor- na-se estruturado, mas de forma aberta e disponível e a serviço da celebração e do festejo dos celebrantes (Emanação) que vem em nossa direção.

LEITURAS- Estruturas simples, energia vital definida formada, visível. A descoberra de meras. Pessoas celebrando juntas. Uma explosão de emoção e energia. Possivelmente casamento.

Cinco de Paus

Gevurah é o lugar áspero na Árvore da Vida, um lugar de contração e de adversidade. (…) é como se a competição energizasse ao invés de prejudicar. (…) podemos pensar em uma chama que queima o que é velho e fraco.

O conceito pitagórico de cinco é mais extremado-semidivindade e abertura para uma consciência superior. Podemos entender isso melhor se virmos a cabeça como a quinta ponra na estrela de cinco pontas do corpo. (…) senso de múltiplas possibilidades na vida.

Seis de Paus

(…)Qual é a harmonia do fogo? 2) O que a sustenta? e (3) O que a enfraquece?

(…) indica pessoas que compartilham excitação e entusiasmo.

Sua confiança os inspira, e é assim que ele (…) expressa a generosidade do naipe de Paus.

LEITURAS- Situações emocionantes e harmoniosas ao mes mo tempo.

Sete de Paus

As cartas de número sete me parecem apontar para criatividade e inventividade, ter a consciência das pos sibilidades após a harmonia presente nas de número seis.

A representação humana da versão Rider é ativa, aparentemente armando-se contra as figuras de baixo, embora apenas vejamos seus bastões se estenden do em direção a ele. O tema da consciència surge com o conhecimento de que ele deve permanecer no topos trata-se de uma figura de tensão, incapaz de relaxar.

Sete é um número do cosmos, para as sete esferas planetá- rias, mas também de nós mesmos, para os sete chacras

LEITURAS-Forças dinâmicas, enérgicas, criativas, possivelmente agressivas. Há uma necessidade de nos abrirmos ao fogo em vez de usá-lo contra os outros – Ou simplesmente usá-lo para nos mantermos por cima.

Oito de Paus

(…) a necessidade de se tornar uma pessoa enérgica – alguém obstinado que, no entanto, age apenas de acordo com ideais cuidadosamente pensados.

A ideia pitagórica enfatiza tanto a estabilidade quanto a espiritualidade. Como o fogo se torna estável? Talvez seja apenas dando-lhe um propósito maior, a serviço de alguma ação ou energia do espírito.

(…) sendo provavelmente mais forte em Paus o que faz sentido, já que é o naipe mais dinâmico. (…) de todas as cartas de Paus, a de número oito é aquela que comunica pura energia. Ao mesmo tempo, os bastões vindos do céu parecem inclinadas para o chão, como se estivessem prestes a encontrar a estabilidade.

LEITURAS- Movimento, rapidez, rumo à estabilidade. (…) agindo a partir de ideias e construções mentais, de buscar a coisa certa a se fazer.

Nove de Paus

Nove é o número da conclusão, tanto por ser o último digito único quanto pelos nove meses de gravidez. As sim, cada nove deve mostrar de alguma forma o cumprimento final de seu respectivo naipe. (…) a figura dessa carta mostra alguém que se mantém muito forte e musculoso enquanto olha cautelosamente por cima do ombro para a fileira de bastões alinha- dos atrás dele. (…) E observe também a bandagem na cabeça do personagem, a representar a ferida psíquica de sua postura defensiva. A versão Rider do Nove de Paus pode mostrar alguém que teve que lutar por muito tempo e que agora não pode nem desistir da bata- lha, nem confiar nas pessoas.

LEITURAS – (…) a imagem é de coragem e força em uma situação tensa. Também comunica atitude defensiva. (…) ela se torna uma carta de plenitude de energia, criatividade, entusiasmo e inspiração.

Dez de paus

(…) na versão Rider, ver- mos a ideia de excitação ardente por ter assumido mui- tas responsabilidades ou por estar apenas sobrecarregado pelos fardos da vida diária. E se pensarmos no tipo de pessoa que podemos associar ao fogo – alguém carismático, entusiasmado, que ama a vida em todas as suas emoções.

(…) Dez de Fo go tudo que é novo se torna um galho de consciência.

LEITURAS – Com o baralho Rider, depreende-se o sentido de estar sobrecarregado de responsabilidades. (…) pode ser uma carta de vida nova e maior consciência do significado de suas ações e entusiasmos.

POLLACK, Rachel.Bíblia Clássica do Tarot, Darkside, 2023, Pág. 341-365.

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Arquétipo

“ARQUÉTIPO — C.G. Jung: “O conceito de arquétipo… deriva da observação reiterada de que os

Leia mais

Animus e anima

“C.G. Jung: “Desde a origem, todo homem traz em si a imagem da mulher; não

Leia mais