Pedra Filosofal

Porque somos, no sentido mais profundo, as vítimas e os instrumentos do “amor” cosmogônico. Ponho a palavra entre aspas para indicar que não a uso em suas conotações de desejo, preferências, favorecimento, anseio e sentimentos semelhantes, mas como algo superior ao indivíduo, um todo unificado e indiviso. Sendo uma parte, o homem não pode captar o todo. Ele se encontra à mercê do todo. Pode obedecer a ele ou rebelar-se contra ele; mas sempre é tomado por ele e contido dentro dele. 

Uma vez criada, a Pedra Filosofal tem o poder de transformar a matéria vil em matéria nobre. Faz-se referência a esse poder, nos textos, por meio das operações de proiectio e de multiplicatio (ou augmentatio). Em termos estritos, essas operações não são realizadas pelo alquimista, mas pela lapis. As chamadas operações são, portanto, na verdade, propriedades da Pedra Filosofal (…)

O poder de multiplicatio da Pedra remonta ao frasco de óleo da viúva (1 Reis, 17: 14), ao milagre dos pães e dos peixes (Mat., 14: 17-21) (…)

As implicações psicológicas da multiplicatio são muito interessantes. A imagem sugere que os efeitos transformadores emanam do Si-mesmo ativado em processo de realização consciente. É por certo verdade que todos os eventos, por mais comuns, assumem importância quando fazem parte do processo de individuação. Do mesmo modo, a multiplicatio nos fornece um indício do modo como a psicoterapia pode funcionar. Em certa medida, a consciência de um indivíduo que se encontra relacionado com o Si-mesmo parece ser contagiosa e tende a multiplicar-se em outras.”

(…)

Na psicoterapia, requer-se abertura (à psique objetiva) tanto do paciente como do terapeuta. Diz Jung: “As personalidades do médico e do paciente com frequência têm uma importância infinitamente maior, para o resultado do tratamento, do que o médico diz e pensa…”

 

EDINGER, Edward F. Anatomia da Psique. O Simbolismo Alquímico na Psicoterapia, Ed. Cultrix 2006, Pág 242-244.

Capítulo 8  Coniunctio

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

V.I.T.R.I.O.L.

V.I.T.R.I.O.L. VISITA INTERIORA TERRA RETIFICANDO INVENIES OCCULTUM LAPIDEM   Para aqueles que buscam os segredos

Leia mais

Os números

“(…) Em outras palavras, números não são conceitos conscientes inventados pelo homem com o propósito

Leia mais