“A Força é intuitiva, o Movimento é indefinível e a linguagem humana também falha ao tentar oferecer uma definição precisa de algo que todas as pessoas sentem em si mesmas e que nós, no estilo latino, chamamos de Mente.
(…)o significado oculto das palavras; ente é a ideia absoluta do espírito universal de Deus, e mente (…) é a palavra para a ideia relativa do espírito universal encarnado e contido no corpo humano.
YOD-HE-VAU-HE
(…)se quiser determinar o espírito divino encarnado, você terá de usar cinco letras, ou melhor, o pentagrama mágico (…)
Esse símbolo representa o equilíbrio universal no homem assim, os magos operacionais consideram este símbolo talismânico muito importante, apresentando indiscutíveis virtudes quando traçado por mestres, com os ritos adequados, no momento mais propício.
ENTE (ser) -4 letras
MENTE – 5 letras
Inteligência é o esforço da Mente para conceber, assimilando suas virtudes, o Ser (ente) do qual se origina. Intelligo (latim) é quase in te lego (em ti leio), de onde vem intellectus, que os neoplatonistas usavam com frequência na harmoniosa língua italiana e que em Dante é usado exa- tamente neste sentido.
Yod – o princípio ativo de todas as coisas, fecundando.
He – o princípio de recepção passiva.
Vau – fecundação ativa e geração.
He – o princípio de recepção passiva (gutural).
KREMMERZ, Giuliano. Introdução à ciência hermética: O caminho iniciático para a magia natural e divina. Editora Pensamento, 2022, Pág.127-129.
Segunda Parte
Inteligência, Força e Criação