A Estrutura dos sonhos

“Jung compara a estrutura dos sonhos às peças clássicas do antigo teatro e drama grego: em tal arte, uma cena é definida da qual alguns personagens emergem, depois um drama se inicia e se desenvolve em uma história carregada de tensão emocional ou conflitos, culminando em um clímax e concluindo com uma resolução (lise).

É importante saber onde se está ao começar a trabalhar com um sonho.

O passo seguinte é determinar a Dramatis Personae, o elenco de personagens que aparecem no sonho.

Um personagem que quase certamente aparecerá no sonho é o que chamamos de “o ego do sonho”. Essa é uma representação do sonhador, que se expressa como “eu”,

Ao longo da narrativa da ação no sonho, muitas vezes alcançamos um ponto de clímax ou crise, ou presenciamos uma reviravolta significativa. Nesses momentos, tudo pode mudar repentinamente. Tais pontos, em geral, resultam na resolução dos conflitos que o sonho apresentou, ou às vezes, a história do sonho pode simplesmente pausar sem uma resolução clara.”

STEIN, Murray. Os quatro pilares da psicanálise junguiana: Individuação – Relacionamento analítico – Sonhos – Imaginação ativa – Uma introdução concisa. Ed. Cultrix, 2023. Local, 827-864.

Pilar 3

A Estrutura dos sonhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais