(…) do escaravelho egípcio, que empurra o disco do sol e o faz surgir todas as manhãs no horizonte. O escaravelho é um símbolo do sol nascente e da ressurreição. Essa lenda do escaravelho foi substituída, no final da Antiguidade, em certas tradições, por formigas gigantescas que têm exatamente a mesma função. Portanto, faz-se referência aqui, uma vez mais, à ressurreição do sol, ou àquele momento da criação inicial do deus Sol, o que, de acordo com a nossa interpretação, seria o símbolo da consciência.
Em linguagem psicológica, diríamos: “Retorna ao ser humano original dentro de ti, retorna ao lugar em que as reações nervosas simpáticas (ou o teu inconsciente) se ligam com a origem da tua consciência”. Falando em termos mais precisos, significa: “Regressa ao ponto original de tua consciência, tenta regressar ao lugar de onde provém a tua consciência, ao limiar do inconsciente”.
VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 150-151.
3a Palestra | Alquimia Grega