O escaravelho

(…) do escaravelho egípcio, que empurra o disco do sol e o faz surgir todas as manhãs no horizonte. O escaravelho é um símbolo do sol nascente e da ressurreição. Essa lenda do escaravelho foi substituída, no final da Antiguidade, em certas tradições, por formigas gigantescas que têm exatamente a mesma função. Portanto, faz-se referência aqui, uma vez mais, à ressurreição do sol, ou àquele momento da criação inicial do deus Sol, o que, de acordo com a nossa interpretação, seria o símbolo da consciência.

Em linguagem psicológica, diríamos: “Retorna ao ser humano original dentro de ti, retorna ao lugar em que as reações nervosas simpáticas (ou o teu inconsciente) se ligam com a origem da tua consciência”. Falando em termos mais precisos, significa: “Regressa ao ponto original de tua consciência, tenta regressar ao lugar de onde provém a tua consciência, ao limiar do inconsciente”.

 

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 150-151.

3a Palestra | Alquimia Grega

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

V.I.T.R.I.O.L.

V.I.T.R.I.O.L. VISITA INTERIORA TERRA RETIFICANDO INVENIES OCCULTUM LAPIDEM   Para aqueles que buscam os segredos

Leia mais

Os números

“(…) Em outras palavras, números não são conceitos conscientes inventados pelo homem com o propósito

Leia mais