O conhecimento ou é venenoso ou é curativo

“(…) se dizemos que somos psicanalistas, eles dizem que é muito interessante e que tiveram um sonho e vão contar-nos! Pensam que os sonhos nada significam, mas o sonho mostra o problema do homem, e perguntamos aos nossos botões se deveríamos dar-lhes uma alfinetada e umas gotas do veneno do conhecimento, proporcionando-lhes uma ideia do que o sonho realmente significa, ou simplesmente responder que não é hora de consulta.

O conhecimento ou é venenoso ou é curativo; é uma coisa ou outra, e é por isso que alguns mitos dizem que o conhecimento acarreta a corrupção do mundo, e outros, que o conhecimento é salutar; e então temos a ideia bíblica que diz que, no começo, ele é corrupção mas depois, graças a Deus, torna-se curativo. No Antigo Testamento, significou corrupção; mas Cristo que, de certo modo, reorganizou esse conhecimento, converteu-o em curativo, de modo que temos uma dupla posição a seu respeito, o ensinamento da felix culpa.”

 

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 93.

2a Palestra | Alquimia Grega

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais