O conhecimento ou é venenoso ou é curativo

“(…) se dizemos que somos psicanalistas, eles dizem que é muito interessante e que tiveram um sonho e vão contar-nos! Pensam que os sonhos nada significam, mas o sonho mostra o problema do homem, e perguntamos aos nossos botões se deveríamos dar-lhes uma alfinetada e umas gotas do veneno do conhecimento, proporcionando-lhes uma ideia do que o sonho realmente significa, ou simplesmente responder que não é hora de consulta.

O conhecimento ou é venenoso ou é curativo; é uma coisa ou outra, e é por isso que alguns mitos dizem que o conhecimento acarreta a corrupção do mundo, e outros, que o conhecimento é salutar; e então temos a ideia bíblica que diz que, no começo, ele é corrupção mas depois, graças a Deus, torna-se curativo. No Antigo Testamento, significou corrupção; mas Cristo que, de certo modo, reorganizou esse conhecimento, converteu-o em curativo, de modo que temos uma dupla posição a seu respeito, o ensinamento da felix culpa.”

 

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 93.

2a Palestra | Alquimia Grega

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Arquétipo

“ARQUÉTIPO — C.G. Jung: “O conceito de arquétipo… deriva da observação reiterada de que os

Leia mais

Animus e anima

“C.G. Jung: “Desde a origem, todo homem traz em si a imagem da mulher; não

Leia mais