O aspecto feminino da Divindade

“O feminino reapareceu na posterior fantasia gnóstica da Sabedoria de Deus, mas apenas um sublime aspecto divino dessa deusa aparece na Bíblia e o aspecto feminino da Divindade não está propriamente representado na tradição judeu-cristã. Há algumas alusões obscuras a uma escura e caótica massa materna subjacente, que é idêntica à matéria, e uma sublime figura feminina, que é a Sabedoria de Deus; mas até ela foi eliminada no cristianismo, já que Deus foi declarado idêntico ao Espírito Santo ou à alma de Cristo, enquanto se supunha que a matéria fosse governada pelo demônio.

Essa pronunciada ausência de uma personificação feminina do inconsciente foi compensada, portanto, pelo materialismo radical que se apoderou gradualmente e passou a dominar a tradição cristã.”

 

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 349.

8a Palestra | Aurora Consurgens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais