A adivinhação pelas cartas antes do século XVIII

“Mais acima, evocamos o Mainzer Kartenlosbuch [Livro de Cartomancia de Mainz), publicado em Mainz e datado de 1505 ou 1510, dependendo das fontes, que seria o primeiro livro conhecido a associar previsões e imagens de cartas.”

“(…) as fontes e os historiadores se contradizem quanto ao aparecimento da adivinhação pelas cartas. Dispomos de poucos elementos confiáveis para começar.”

“(…) há relatos de que, por volta dos anos 1450, Fernando de la Torre teria escrito que, com os naipes, os jogadores podiam – “prever o futuro uns dos outros, para saber de quem cada um gosta mais e quem é o mais desejado”. Essa seria a data mais antiga de uma conexão entre “prever o futuro” e as cartas de jogo (chamadas de “naipes” na Itália da época).”

NADOLNY, Isabelle. História do TarôUm estudo completo sobre suas origens, iconografia e simbolismo. Ed. Pensamento, 2022, pág. 143.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais