A Temperança

Sobre a Temperança

Tal como no caso das outras virtudes cardeais, a temperança apareceu em A República. Platão explica que ela controla a propensão à concupiscência. (…) o substantivo “temperança” se define pela moderação do prazer sensual.

(…)A Temperança implica moderação, que consiste principalmente na moderação das paixões que tendem aos bens dos sentidos. (…) a pessoa que se modera desse modo obriga-se a resistir à atração das paixões e dos prazeres, em particular de ordem sensual, quando eles se tornam excessivos.

(…)podemos nos perguntar de onde vem essa representação particular de mulher que transfere um líquido de um vaso a outro e, sobretudo, por que ela é representada como um anjo (…) ela coloca água em seu vinho, ou seja, modera suas pretensões(…) atenua o vinho com a água.

(…) à origem e à moderação dos prazeres sensuais, atenua o vinho com a água, e esse é seu significado de base. (…)os anjos são as criaturas mais puras da Criação, as mais distantes que existem da concupiscência terrestre.

Significados

1909, Papus: 14, a Temperança

(…) a harmonia das misturas.

1949, Paul Marteau: lâmina XIIII, Temperança

O trabalho de adaptação antes de uma nova atividade; trabalho de modelagem que o homem realiza para readaptar, em uma área mais extensa, as energias materiais às energias espirituais.

(…)a ausência de paixão: dá o sentido profundo das coisas.

Nos negócios, conciliação; pesam-se os prós e os contras preparam-se acordos.

NADOLNY, Isabelle. História do TarôUm estudo completo sobre suas origens, iconografia e simbolismo. Ed. Pensamento, 2022, pág. 244-245.

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

V.I.T.R.I.O.L.

V.I.T.R.I.O.L. VISITA INTERIORA TERRA RETIFICANDO INVENIES OCCULTUM LAPIDEM   Para aqueles que buscam os segredos

Leia mais

Os números

“(…) Em outras palavras, números não são conceitos conscientes inventados pelo homem com o propósito

Leia mais