Copas

“Água, eneregia feminina básica, yin.

Clero, simbolizado pelo cálice da comunhão.

Artes, serviços sociais, religião.

Copas são fluidas, emocionais, complexas e intuitivas. (…)Elas são as companheiras naturais de Paus, configurando a água do fogo, o yin do yang. (…)A Sacerdotisa, revela a água como profunda, silênciosa e misteriosa, mais abaixo (…)

Como o Graal é seu símbolo central, o naipe de Copas tem caráter de cura. Podemos usá-las para curar áreas emocionais de nossas vidas.

Ás de Copas

(…) a versão Rider nos é valiosa, pois ela representa o Santo Graal. (…) com a pomba do espírito santo trazendo a hóstia de cima ninguém parece muito certo de que o W (ou o M de cabeça para baixo) está de fato no cálice. Isso dá a todo o naipe a qualidade de cura. As gotas de água formam a letra hebraica Yod, símbolo da graça divina veja o Ás de Paus.

O Ás ou número 1- é a coroa da Árvore da Vida, o elemento em sua forma mais pura, a mônada.

LEITURAS – Energia pura da água, amor, fluxo criati vo, cura espiritual, possível novo relacionamento.

Dois de Copas

O signo deste decanato é Câncer, mas o mais significa tivo provavelmente é o planeta regente: Vénus, o reino do amor. (…) A imagem da versão Rider é notoriamente sobre o amor e passou a significar um novo relacionamento (…) há uma formalidade nisso, uma sensação de equilíbrio entre as dimensões masculina e feminina que deve preceder a fusão de suas energias.

Vemos o caduceu, o cajado de Hermes, com suas duas cobras enroladas em um bastão, símbolo do masculino e do feminino entrelaçados, e também da energia kundalini que jaz como uma cobra enrolada na base de nossa espinha, e que quando sobe torna-se duas vertentes, duas fontes, de energia solar e lunar. (…) encontramos uma cabeça de leão entre elas, um símbolo alquímico de transformação.

LEITURAS – Um relacionamento, especialmente novo, que se torna significativo. Um fluxo de energias. A possibilidade de curar as velhas feridas de relaciona- mentos passados.

Três de Copas

Trés é a Deusa, a Grande Mãe, e a mãe d’água é trans bordante, amorosa, alegre. (…) A Imperatriz.(…) com seu regente Mercúrio, acrescenta uma qualidade de consciência a toda essa festiva efusão emocional.

(…) temos uma imagem de amizade e celebração, embora não especialmente de romance. (…) são atividades em grupo e com Copas, essas se tornam laços afetivos, proximidade entre amigos.

O poder de cura desta carta estará em torno das amizades.

LEITURAS – Emoções transbordantes, laços profundos entre amigos ou familiares, com grandes possibilidades de sobrecarregar os outros emocionalmente. Sentido mais simples – uma festa.

Quatro de copas

As qualidades fluidas da água trabalham contra a estrutura, e é assim que vejo a figura da versão Rider, que parece relutante em estender a mão e pegar a no- va taça oferecida pelo mesmo tipo de mão etérea que surge de uma nuvem no As de Copas. Ou talvez ele es- (Criação) teja apenas entediado ou apático. Às vezes, o Quatro de Copas de Rider indica alguém que se decepcionou no amor e agora não olha para uma nova possibilida- de que surgiu em sua vida.

Cinco de Copas

(…) Os Cincos, no entanto, seguem o tema de Gevurah, que é a dureza da vida e a maneira como os problemas nos testam. Em Copas, isso se torna uma imagem de tristeza, o lamento por algo que se perdeu. (…) A cena implica virar-se para o que foi perdido para visualizar o que resta, tomar posse disso e atravessar a ponte para que a vida continue.

A tradição pitagórica é muito mais positiva: a semidivindade, a meio caminho da plena realização do número dez. (…) A pêntade pode significar uma abertura para uma consciência superior. As emoções, e talvez os relacionamentos, seriam o caminho pa ra tal consciência.

Meu próprio entendimento do número cinco é o tempo e as mudanças que ele traz. As taças derramadas da imagem Rider são um tipo de mudança, mas não a única. Nada permanece o mesmo neste mundo, o que inclui os sentimentos.

LEITURAS – (…) as lições que apren demos e una mane consciência vinda da experiência emocional.

Seis de copas

A ideia de generosidade é bem mais valorizada: o menino dá a ela uma flor para compartilhar com a menina a beleza da vida.

A harmonia genuina é realmente o tema da car- ta, tanto para as tradições pitagóricas quanto para as cabalísticas. (…) o Seis de Copas pode significar um relacionamento amoroso que vai além do formal número Dois.

Como o centro da árvore, Beleza, o Seis de Copas pode significar o ideal emocional, um modelo de como podemos vivenciar nossos sentimentos e nos com- portarmos em relacionamentos significativos.

(…) harmonia emocional.

Sete de copas

A imagem da versão Rider que reúne sonhos, devaneios e pensamentos fantásticos – também não parece realmente apontar ao significado do número sete(…) A imaginação é, de certa forma, a fonte do amor e do relacionamento humano. Quando nos apaixonamos à primeira vista, não se trata exatamente de uma reação física, mas de uma reação “imaginal” (…) experiências da imaginação que são reais e significativas, em comparação com o que por vezes chamamos com o desdenhoso “fantasioso”. (…) podemos ver o Sete de Copas como a experimentação de novos sentimentos.

LEITURAS – Grande emoção, alguém que ama poderosamente, que pode ser movido tanto por imaginação e fantasias quanto por circunstâncias reais.

Oito de Copas

(…) articula o tema do movi mento no naipe emocional, mostrado como alguém deixando algo para trás. (…) Observe que as taças não são derrubadas, como na carta Cinco. A pessoa sabe que é hora de partir. (…) há uma la- cuna na disposição da filcira superior de taças, o que pode indicar que ela partira para procurar o que está faltando em sua vida. Uma lua crescente brilha no céu noturno, mas da maneira como a imagem é composta, ela também pode significar um eclipse do sol isto é, uma mudança da energia solar para a lunar.

(…) vejo oito como um número de ciclos e repetição.

LEITURAS –  A versão Rider sugere um afastar-se de algo antes que ele de fato termine porque sabemos que é hora de seguir em frente. Também pode comunicar a busca por algo que ost faltando em nossas vidas atuais.

Nove de Copas

(…)a maioria das pessoas interpreta como alguém presunçoso, satisfeito consigo mesmo e interessado principalmente no prazer.

(…) o Nove seria a feliz conclusão de sua busca.

LEITURAS – (…) Na versão Rider, satisfação, prazer, conforto, possivelmente por ter encontrado algo que faltava. (…) algo nascido da imaginação ou da emoção poderosa. Talvez um nascimento real.

Dez de Copas

(…) Dez de Copas(…)  mostra uma família alegre e festiva (…) A qualidade emocional positiva do naipe de Copas nos mostra uma cena simples. Não há mansão para essas pessoas, mas também não há far- dos. Os pais estão conscientes de tudo o que têm, erguendo os braços para as taças dispostas no arco-íris, enquanto as crianças dançam e brincam livremente.

(…) uma visão mais positiva ve o dez como o número da realidade, o lugar onde as qualidades do naipe tomam forma em nossas vidas. Aqui, a versão Rider parece bem adequada, comunicando a ideia de que a felicidade familiar é o que pode surgir na vida se Copas concretizar todas as suas possibilidades.

LEITURAS – Conexões emocionais, realização. Provavelmente não é uma carta de grandes riquezas, mas sim de prazeres singelos.”

POLLACK, Rachel.Bíblia Clássica do Tarot, Darkside, 2023, Pág. 369-389.

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Consciência

“CONSCIÊNCIA — C.G. Jung: “Quando indagamos qual poderá ser a natureza da consciência, o fato

Leia mais

Associação

“ASSOCIAÇÃO — Encadeamento de ideias, de percepções etc., segundo a semelhança, a conexão e a

Leia mais