Matrix, Delphos e oráculos

“Nosce te ipsum. O que significa? “Conhece-te a ti mesmo. O oráculo diz a Neo que ele- e somente ele- poderá saber se é ou não aquele que vai livrar o mundo do poder da Matrix e, portanto, somente conhecendo a si mesmo ele terá a resposta.

Poucas pessoas que viram esse filme compreenderam exatamente o significado dessa cena, pois ela é a representação do futuro, de um acontecimento do passado, ocorrido há 23 séculos, na Grécia. 

Havia, na Grécia antiga, na cidade de Delfos, um santuário dedicado ao deus Apolo, deus da luz, da razão e do conhecimento verdadeiro, o patrono da sabedoria. Sobre o portal de entrada desse santuário estava escrita a grande mensagem do deus ou o principal oráculo de Apolo:”Conhece-te a ti mesmo. um ateniense, chamado Sócrates, foi ao santuário consultar o oráculo, pois em Atenas, onde morava, muitos diziam que ele era um sábio e ele desejava saber o que significava ser um sábio e se ele poderia ser chamado de sábio. O oráculo, que era uma mulher, perguntou-lhe:”O que você sabe?”. Ele respondeu:”Só sei que nada sei”. Ao que o oráculo disse:”Sócrates é o mais sábio de todos os homens. pois é o único que sabe que não sabe”. Sócrates, como todos sabem, é o patrono da filosofia.” 

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 14º Edição. São Paulo: Editora Ática. 2020, pág. 11-12.

Introdução: Para que filosofia?

Conhece-te a ti mesmo

Aula Magna

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais