O Mundo

O Mundo

Aqui, monde não designa o planeta Terra, mas o Universo como sistema organizado.

Sobre o Mundo

(…)essa carta não representa nosso planeta, como poderia representar (…) Ela contém todos os atributos para designar o conjunto do Universo e até a divindade. (…) desde o início da Idade Média: Jesus triunfante ocupa seu lugar nessa forma oval, a mandorla, que em italiano significa amêndoa. (…) Talvez provenha da Índia, onde também é vista emoldurando imagens de divindades hindus. (…) No Império Romano, o culto a Mitra era muito difundido. Como outros cultos orientais, ele convivia com o cristianismo primitivo: desse modo, sua imagem pode ser reutiliza para representar Cristo. E cercado por quatro figuras: o anjo ou homem, a águia, o leão e boi, que costumam ser associados aos quatro evangelistas, mas na realidade aparecem na Bíblia a partir de Ezequiel (1. 10-28) e, na visão do profeta, estão relacionados à própria manifestação da divindade: “A forma de seus rostos era como o de homem, à direita, os quatro tinham rosto de leão, à esquerda, rosto de boi, e também rosto de águia, todos os quatro. As quatro faces cercam o trono de Deus.

(…) o que faz a figura feminina em meio aos mais elevados atributos da divindade, normalmente reservados às representações de Deus? Isso quase poderia configurar uma blasfêmia. Seria ela o que chamamos de “o Mundo”? (…) Portanto, nessa carta do tarô, ela representaria o Cristo na mandorla. Dois símbolos normalmente separados se fundiram o mundo (a esfera, a mulher) e seu criador (a mandorla, as quatro figuras).

(…) aqui provavelmente se trata mais de uma alegoria da Glória, que aos poucos suplanta o Cristo triunfal. Os antigos dicionários iconológicos descrevem da seguinte forma como representar o triunfo absoluto sobre qualquer coisa: por meio de uma figura feminina alegórica, que usa uma coroa e/ou um cetro e é colocada como Cristo acima do globo do mundo.

Significados 

(…) representa o tempo. […] No centro está a Deusa do Tempo, com seu véu que esvoaça e lhe serve de cinto ou peplo, como chamavam os antigos. Ela parece согrег como o tempo e em um circulo que representa as revoluções temporais, bem como o ovo de onde tudo sai no tempo.

(…) o absoluto, realização da Grande Obra, triunfo certo, sucesso garantido.

Apoteose, triunfo certo, sucesso garantido.

Representa o homem que se equilibrou apoiando-se nos princípios cósmicos: a sabedoria e a espiritualidade, a força geradora e a força diretriz, e que exerce seu poder sobre a natureza na harmonia das leis universais.

Ela concretiza harmoniosamente os esforços da evolução indicada pelas lâminas anteriores.

Tendência à perfeição. Domínio mental e psíquico.

Amor pela humanidade.

Aquisições ricas. Negócios sólidos e esplêndidos. Sucesso e mundanidades. Boa saúde.

NADOLNY, Isabelle. História do TarôUm estudo completo sobre suas origens, iconografia e simbolismo. Ed. Pensamento, 2022, pág. 265-267.

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Individuação

“INDIVIDUAÇÃO — C.G. Jung: “Uso a palavra ‘individuação’ para designar um processo através do qual

Leia mais

Inconsciente

“INCONSCIENTE (O) — C.G. Jung: “Teoricamente é impossível fixar limites no campo da consciência, uma

Leia mais