“O orvalho da Sabedoria divina acentua outro aspecto da solutio, seu poder de responder a perguntas ou fornecer solução a problemas.”
A experiência da solutio “dissolve” problemas psicológicos mediante a transferência da questão para o domínio do sentimento. Em outras palavras, dá respostas a questões “irrespondíveis” ao dissolver a obstrução da libido de que a questão era sintoma.
Uma variante da solutio é a liquefactio, o processo de derretimento, chamado, por vezes, “ceração”. Diz Ruland acerca desse procedimento: “A ceração é realizada sobre um corpo duro e de humor seco, que é embebido continuamente até derreter-se… o ponto da perfeita ceração é aquele em que a substância, jogada com muita rapidez sobre um prato quente, se dissolve, sem produzir fumaça, assumindo a consistência de cera derretida.”
(…) Trata-se de um importante ponto psicológico. Diz-nos que a qualidade psíquica tem como indicação sua capacidade de se suavizar, de derreter-se, de passar para um fluido estado líquido. Talvez seja esta a imagem-fonte da idéia de um gentil-homem. Lao Tse:
(O melhor dos homens é como a água; / A água a todas as coisas beneficia / E com elas não compete. / Ocupa os (humildes) locais vistos por todos com desdém, / Nos quais se assemelha ao Tao. // Em sua morada (o Sábio) ama a (humilde) terra; / Em seu coração, ama a profundidade, / Em suas relações com os outros, ama a gentileza; / Em suas palavras, ama a sinceridade; / No governo, ama a paz; / No trabalho, ama a habilidade; / Em suas ações, ama a oportunidade/ Porquanto não querela./ Vê-se livre de reparos.)”
EDINGER, Edward F. Anatomia da Psique. O Simbolismo Alquímico na Psicoterapia, Ed. Cultrix 2006, Pág.94-95.
Capítulo 3 Solutio