Realidade da psique

“A notável semelhança entre essa visão induzida pelo LSD e o sonho de Priestley indica que essas experiências têm validade objetiva: isto é, elas dão testemunho da realidade da psique.

Outro aspecto do simbolismo da ascensão é o tema da translação para a eternidade. Por exemplo, Héracles subiu ao Olimpo a partir de sua pira funerária, uma sublimatio bastante literal. Ele desapareceu da terra e reapareceu num nível superior, como resultado do fato de ter sido aquecido. O mesmo aconteceu com Elias (2 Reis, 2:11, RSV): “Eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro [Eliseu e Elias]. E Elias subiu ao céu num remoinho.” (Ver a figura 5-6.)

(…)

Um texto das pirâmides descreve a translação do rei morto para o reino celestial com as seguintes palavras: “O rei sobe ao céu entre os deuses que habitam o céu… Ele [Rá] te dá o braço na escada para o céu. ‘Aquele que conhece seu lugar vem’, dizem os deuses. Ó Puro, assume teu trono na barca de Rá e navega pelo céu… Navega com as estrelas imperecíveis, navega com as Estrelas Incansáveis. ”

Breasted, Development of Religion and Thought in Ancient Egypt, p. 136.”

 

EDINGER, Edward F. Anatomia da Psique. O Simbolismo Alquímico na Psicoterapia, Ed. Cultrix 2006, Pág.149-150.

Capítulo 5 Sublimatio

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Arquétipo

“ARQUÉTIPO — C.G. Jung: “O conceito de arquétipo… deriva da observação reiterada de que os

Leia mais

Animus e anima

“C.G. Jung: “Desde a origem, todo homem traz em si a imagem da mulher; não

Leia mais