Teoria da individuação

“Os psicanalistas junguianos são instruídos a não recorrer a “técnicas” ou “receitas” em sua prática clínica com pacientes. São encorajados por seus professores a entrar em cada sessão com a mente aberta, acolhendo o material consciente e inconsciente do paciente de qualquer forma ou aparência que se apresente, trabalhando na emergência deste momento face a face em um processo interativo e dinâmico. “Deixe suas teorias e técnicas na porta quando entrar no consultório!” – esse era o conselho do mestre. Os psicanalistas junguianos, em geral, não ficam atrás dos pacientes e não permanecem em silêncio durante as sessões. Eles tendem a estar disponíveis e acessíveis, exibindo suas personalidades com transparência. No entanto, deve-se admitir que o analista tem uma perspectiva clínica que está firmemente enraizada em sua psique. No fundo da mente do analista, há um sistema de orientação baseado em um roteiro de desenvolvimento psicológico, um processo contínuo chamado de individuação.

A teoria da individuação elabora um programa de desenvolvimento mental considerado normativo em termos transculturais para as pessoas, sem muitas exceções. Jung a descreve como arquetípica, o que significa universalmente aplicável aos seres humanos como os conhecemos.

O mapa da individuação nos diz o que é ser uma personalidade humana e nos informa sobre os vários estágios de desenvolvimento ao longo da vida.

Ao realizar uma avaliação progressiva do processo de individuação conforme alcançada em casos específicos, o analista junguiano está continuamente se perguntando: “Onde essa pessoa está localizada no caminho da individuação e qual é o próximo passo?”.

STEIN, Murray. Os quatro pilares da psicanálise junguiana: Individuação – Relacionamento analítico – Sonhos – Imaginação ativa – Uma introdução concisa. Ed. Cultrix, 2023. Local, 85-98.

Pilar 1

Processo de individuação

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Sonho

“SONHO — C.G. Jung: “O sonho é uma porta estreita, dissimulada naquilo que a alma

Leia mais