Libido mental por meio do amor

“(…) Apolo é o representante do princípio da consciência, mas isso não contradiz a interpretação. O arco e a flecha de Apolo referir-se-iam à atenção dada pelo amor, à concentração da libido mental por meio do amor. De acordo com a teoria escolástica do conhecimento, só podemos obter conhecimento por meio do amor, o que significa que só se adquire o conhecimento amando o assunto que se quer conhecer, sendo fascinado por ele. Assim, a anima está sempre subentendida na busca da verdade.

Se temos de aprender uma matéria que não amamos, sobre a qual não temos qualquer projeção, o que quer dizer que não possuímos relação alguma com ela, que nada significa para nós e não está ligada ao nosso fluxo de libido, teremos de labutar e suar para aprender algo para um exame, por exemplo, mas dez minutos depois teremos esquecido tudo novamente. No entanto, se estivermos fascinados, o que significa que ocorreu uma projeção, então ficamos emocionados e adquirimos uma tremenda soma de consciência com facilidade e rapidez. Esse é o segredo do ensino e da aprendizagem.

(…) O fascínio envolve sempre uma projeção.

(…) Estamos falando de projeção, mas todas essas figuras são arquetípicas.

(…) Sim, e isso levanta a questão de saber se os arquétipos projetam. Penso que sim. Certamente, isso está implícito em nossa ideia de projeção. Vejamos o que realmente acontece. Sabemos muito bem que nunca fazemos a projeção, mas que ela é feita para nós. Eu mesma não projeto algo; essa é a maneira como falamos, mas não é verdade. O fato é que eu me encontro subitamente na situação de projetar e, tendo visto que se trata de uma projeção, posso começar falando a respeito dela, mas não antes.”

 

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia, Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung, Ed. Cultrix 2022, Pág 197-198.

4a Palestra | Alquimia Grego-arábica

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

V.I.T.R.I.O.L.

V.I.T.R.I.O.L. VISITA INTERIORA TERRA RETIFICANDO INVENIES OCCULTUM LAPIDEM   Para aqueles que buscam os segredos

Leia mais

Os números

“(…) Em outras palavras, números não são conceitos conscientes inventados pelo homem com o propósito

Leia mais