A Finalidade dos Recursos Visuais

David McCandless:

“QUE PAÍS TEM O MAIOR ORÇAMENTO MILITAR?”

“(…) um título seguido de várias frases longas que resumem os tópicos abordados, são a maneira mais segura de desviar a atenção da plateia. Isso porque ela lê muito mais depressa do que o palestrante, e, quando o tópico do slide é explicado, a plateia já o considera coisa sabida.

Se você vai expor um tópico durante alguns minutos, talvez valha a pena deixar na tela uma palavra ou frase para lembrar o público o que está sendo explicado.

Em vez de um slide que diga Um buraco negro é um objeto tão massivo que nem a luz escapa dele, você deveria trocá-lo por um slide com o seguinte título: Até que ponto um buraco negro é negro? Em seguida, dê a informação oralmente, com as palavras do slide original. Assim, o slide desperta a curiosidade e torna suas palavras mais interessantes, e não menos.

A finalidade principal dos recursos visuais não deve ser comunicar palavras. A boca do palestrante já faz isso muito bem. A finalidade dos recursos visuais é mostrar aquilo que a boca não mostra tão bem: fotografias, vídeos, animações e dados importantes.”

(…) Hans Rosling mostra as melhores estatísticas que você já viu”!

ANDERSON, Chris, Ted Talks: O Guia Oficial do Ted para Falar em Público, Ed. Intrinseca, 2016, Pág. 112-113.

Capítulo 3 – `PROCESSO DE PREPARAÇÃO: Recursos Visuais.

 

Publicado por

Juliano Pozati

Strengths coach, Escritor, Espiritualista e empreendedor. Membro do Conselho do The Institute for Exoconsciousness (EUA). Meio hippie, meio bruxo, meio doido. Pai do Lorenzo e fundador do Círculo. Bacharel em Marketing, expert em estratégia militar, licenciando em filosofia. Empreendedor inquieto pela própria natureza. Seu fluxo é a realização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *