A Justiça

Para o Padre da Igreja Gregório, o Grande (cerca de 540-604) (…) as quatro virtudes cardeais – prudência, justiça, força e temperança – constituem os fundamentos sólidos do edificio espiritual. Santo Tomás de Aquino retoma a fórmula de São Gregório e explica que as virtudes cardeais são, ao mesmo tempo, o eixo e a base a partir dos quais se articula a existência humana: “Eis por que chamamos apropriadamente de cardeais as virtudes em torno das quais, de certo modo, gira a vida moral e nas quais ela se funda”. De fato, essas quatro virtudes já haviam sido elencadas na República de Platão. Posteriormente, os Padres da Igreja as integraram ao dogma e às representações cristãs e a elas acrescentaram três virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade.

(…) se por um lado as representações das virtudes e dos vícios, feitas por Giotto (1303-1305) na capela Scrovegni em Pádua, permaneceram célebres.

Em sua representação tanto na arte quanto no tarô, a Justiça herdou atributos da divindade grega Têmis: o gládio e a balança que, segundo Aristóteles, são as duas maneiras de considerar a justiça. O gládio representa sua força distributiva, e a balança, sua missão equilibrante. (…) a figura do arcanjo São Miguel, anjo que conduz a alma dos mortos e é encarregado de pesá-las antes de recompensá-las ou puni-las de acordo com seus atos.

Significado

Sentido espiritual: equilíbrio universal, repartição, justiça.

Ordem, regularidade, método, equilíbrio, influência plácida da Lua.

Estabilidade, conservadorismo, organização, funcionamento normal.

O julgamento imposto ao homem por sua consciência profunda para apreciar o equilíbrio e o desequilíbrio criados por seus atos, com suas consequências felizes ou infelizes.

Clareza de julgamento, saber encontrar o ponto de equilíbrio, Insensibilidade.

Essa lâmina é um principio de rigor.

NADOLNY, Isabelle. História do TarôUm estudo completo sobre suas origens, iconografia e simbolismo. Ed. Pensamento, 2022, pág. 224-226.

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

V.I.T.R.I.O.L.

V.I.T.R.I.O.L. VISITA INTERIORA TERRA RETIFICANDO INVENIES OCCULTUM LAPIDEM   Para aqueles que buscam os segredos

Leia mais

Os números

“(…) Em outras palavras, números não são conceitos conscientes inventados pelo homem com o propósito

Leia mais