Associação com a arte da guerra

“Quando partimos da ideia de que os símbolos das cartas poderiam ser associados à arte da guerra, encontramos autores que comparam as espadas e os bastões a armas úteis ao combate, os denários e as copas a objetos indispensáveis ao abastecimento. Uma associação simples, mas não desprovida de fundamento, quando consideramos que as cartas poderiam provir de um jogo de guerra indiano.”

Seguindo a mesma ideia, no início do século XVII, um certo Covarrubias pensa que os quatro naipes representam os perigos mais nocivos e mortais da humanidade: as espadas servem para atrair os homens à luta; os bastões sucederam aos punhos para finalmente serem superados pelas espadas; e as copas, que parecem ter sido inventadas para sustentar o vício, ou seja, a embriaguez, tornaram-se fontes de inúmeras rixas e querelas. Os denários, por fim, incitam os homens ao roubo e ao assassinato. Assim, os naipes são, respectivamente, símbolos de violência, embriaguez, desordem (estamos longe do Graal!), cupidez e crime.”

NADOLNY, Isabelle. História do Tarô. Um estudo completo sobre suas origens, iconografia e simbolismo. Ed. Pensamento, 2022, pág. 51.

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

V.I.T.R.I.O.L.

V.I.T.R.I.O.L. VISITA INTERIORA TERRA RETIFICANDO INVENIES OCCULTUM LAPIDEM   Para aqueles que buscam os segredos

Leia mais

Os números

“(…) Em outras palavras, números não são conceitos conscientes inventados pelo homem com o propósito

Leia mais