Função simbólica na Idade Média

“Evocamos o fato de que, no final da Idade Média, tudo tinha uma função simbólica. Nossos ancestrais sempre mandavam representar coisas que para eles tinham sentido. “Raramente as imagens são inocentes, “As da Idade Média são menos do que muitas outras”, escreveu o grande medievalista Jacques Le Goff.  Na mentalidade medieval, cada objeto, cada elemento, cada ser vivo presente na Terra tem, necessariamente, algo que lhe corresponde em um plano superior, uma espécie de equivalente entre as verdades eternas do além.”

NADOLNY, Isabelle. História do Tarô. Um estudo completo sobre suas origens, iconografia e simbolismo. Ed. Pensamento, 2022, pág. 73-74.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais