Macrocosmo ou natureza

“(…) sua vontade é que o homem consegue vencer a natureza e transformá-la em precioso auxiliar em sua marcha para o futuro. A vontade humana é tão poderosa quanto o destino natural; eles são as duas maiores forças cósmicas que se manifestam no seio do Absoluto.

(…)

A terra que sustenta, a água que anima, o fogo solar que move ao criar todas as forças fisicas, e o destino que governa a atuação de todas essas forças e seres eis o que podemos aprender a partir da observação desse canto da Terra. É tudo?

Não. Todas essas forças, todos esses elementos circulam por três reinos. Os minerais são lentamente quebrados pelas raízes das plantas, que os assimilam e transformam em substância vegetal. Os raios do Sol carregam essa substância com princípios dinâmicos, e o ar atmosférico a anima. Então os animais, por sua vez, ingerem a substância vegetal, digerem-na e transformam-na em substância animal. A vida universal, igual para todos os seres, circula por todos esses reinos, animando igualmente a folha de grama e o cérebro de um grande primata.

(…)

O que sustenta a atividade de todos esses princípios no planeta é a terra, com a triplice evolução mineral, vegetal e animal.

PAPUS.Tratado elementar de ciências ocultas, Ed. Pensamento, 2022, Pág.224-226.

Capítulo 9

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Arquétipo

“ARQUÉTIPO — C.G. Jung: “O conceito de arquétipo… deriva da observação reiterada de que os

Leia mais

Animus e anima

“C.G. Jung: “Desde a origem, todo homem traz em si a imagem da mulher; não

Leia mais