Para que filosofia?

“Ora, muitos fazem uma outra pergunta:“Afinal, para que filosofia?”. É uma pergunta interessante. Não vemos nem ouvimos niguém perguntar, por exemplo, Para que matemática ou física?“,Para que geografia ou geologia?”, “Para que história ou sociologia?”, “Para que biologia ou psicologia?”,“Para que astronomia ou química?”, “Para que pintura, literatura, música ou dança?”. Mas todo mundo acha muito natural perguntar Para que filosofia?”. 

Em geral, essa pergunta costuma receber uma resposta irônica, conhecida dos estudan­tes de filosofia: “A filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual”.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 14º Edição. São Paulo: Editora Ática. 2020, pág. 22.

Introdução: Para que filosofia?

Para que filosofia?

Aula Magna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais